A doença de Alzheimer não pode com a Música


Espaço Arte Música & Consciência - 28/07/15

Sem saber bem por que, a música é uma das poucas armas que os terapeutas têm para fazer frente à progressão da doença de Alzheimer.Apesar da devastação provocada por essa doença no cérebro e, especialmente, na memória, uma grande parte dos doentes conserva suas memórias musicais, mesmo nas fases mais tardias. Agora um estudo mostra as possíveis causas desse fenômeno: a música é armazenada em áreas do cérebro diferentes daquelas do resto das memórias.
O lobo temporal, porção do cérebro que vai da têmpora à parte de trás da orelha é, entre outras coisas, a discoteca dos humanos. Ali é gerida nossa memória auditiva, inclusive as canções. Estudos com portadores de lesão cerebral respaldam a ideia de que guardamos a música em uma rede centrada nessa área. No entanto, o lobo temporal também é a primeira parte do cérebro a sofrer os estragos do mal de Alzheimer. Como se explica então que muitos doentes não saibam o próprio nome ou como voltar para casa, mas reconhecem aquela canção que os emocionou décadas atrás? Como alguns doentes são incapazes de pronunciar uma palavra, mas, entretanto, conseguem cantarolar melodias que fizeram sucesso quando ainda podiam se lembrar?
Para tentar responder a essas perguntas, pesquisadores de vários países europeus liderados por neurocientistas do Instituto Max Planck de Neurociência e Cognição Humana de Leipzig (Alemanha)realizaram um experimento duplo. Por um lado, procuraram as áreas do cérebro que são ativadas quando ouvimos música. Por outro lado, uma vez localizadas essas áreas, analisaram se, em pacientes de Alzheimer, tais áreas do cérebro apresentavam algum sinal de atrofia ou, ao contrário, resistiam melhor à doença.
Para localizar onde o cérebro guarda a música, os pesquisadores fizeram trinta indivíduos saudáveis ouvirem 40 trios de canções. Cada trio consistia em um tema muito conhecido tirado das paradas de sucessos desde 1977, canções de ninar e música tradicional alemã. As outras duas canções eram, pelo estilo, tom, ritmo ou estado de ânimo, semelhantes à primeira, mas foram selecionadas do grupo dos fracassos musicais para que não fossem conhecidas.
Muitos doentes não sabem o próprio nome, mas reconhecem as canções que os emocionaram
Tal como explicado na revista Brain, o desenho do experimento foi baseado na hipótese de que a experiência de ouvir música é, para o cérebro, diferente daquela de lembrá-la e nos dois processos atuam diferentes redes cerebrais
Durante as sessões, a atividade cerebral dos voluntários foi registrada mediante a técnica da ressonância magnética funcional (fMRI). Eles descobriram que a música está alojada em áreas do cérebro diferentes das áreas onde outras memórias são armazenadas.
"Ao menos os aspectos-chave da memória musical são processados em áreas do cérebro que não são normalmente associadas com a memória episódica, semântica ou autobiográfica", diz Jörn-Henrik Jacobsen, neurocientista do Max Planck e coautor do estudo. "Mas temos de ser muito cautelosos quando dizemos algo tão absoluto como isso", acrescenta com prudência. As áreas que apresentaram maior ativação ao rememorar as canções foram o giro cingulado anterior, localizado na região média do cérebro, e a área motora pré-suplementar, localizada no lobo frontal.
Parte dessa prudência pode vir da metodologia adotada para a segunda parte da pesquisa. O ideal teria sido poder estudar a localização das memórias musicais diretamente em pacientes com Alzheimer e não em pessoas saudáveis. Mas, como salienta Jacobsen, não é fácil conseguir que um número significativo de pacientes participe de um trabalho como esse. Além disso, existe também o problema de que muitos dos afetados conseguiam se lembrar da canção, mas não conseguiam verbalizar essa recordação. Por isso, foi realizarado um segundo experimento para ver se as áreas onde a música é armazenada são igualmente ou menos afetadas pela doença do esquecimento.
O cérebro processa em zonas diferentes a experiência de ouvir música e as lembranças musicais
Para isso, foram estudados 20 pacientes com a doença de Alzheimer e seus resultados foram comparados com os de outros trinta indivíduos saudáveis, ambos os grupos com média de idade de 68 anos. O objetivo era saber em que estado se encontravam as áreas musicais em relação ao resto do cérebro. No diagnóstico e no acompanhamento da doença são utilizados principalmente três biomarcadores, um deles é o grau de deposição do peptídeo β-amiloide, uma molécula que tende a se acumular formando placas nas fases iniciais da doença. Outra pista é a alteração do metabolismo da glucose no cérebro. E, finalmente, a atrofia cortical, um processo natural à medida que se envelhece, mas que na doença de Alzheimer é mais pronunciado.
As medições mostraram que os níveis de deposição de beta-amiloide não apresentaram diferenças significativas. Nas áreas musicais dos doentes o metabolismo da glicose estava em níveis normais e a atrofia cortical era até 50 vezes menor do que em outras áreas do cérebro. Para Jacobsen, "mostrar um hipometabolismo inferior e uma atrofia cortical em comparação com as outras áreas do cérebro significa que não são tão afetadas no curso da doença". E acrescenta. "Mas isso só pode ser observado, acredito que ninguém possa explicar por que isso é assim. No entanto, o giro cingulado anterior mostra uma conectividade aumentada nos pacientes de Alzheimer, o que poderia significar até mesmo que funciona como uma região que compensa a perda de funcionalidade das outras".
As recordações mais duradouras estão ligadas a uma experiência emocional intensa, e a música está muito relacionada com as emoções"
"As recordações mais duradouras são aquelas ligadas a uma experiência emocional intensa e a música tem uma relação estreita com as emoções; a emoção é uma porta de entrada para lembrar", diz a musicoterapeuta da Fundação Alzheimer Espanha, Fátima Pérez-Robledo. Os resultados do estudo confirmam isso. "Muitos doentes não lembram o nome de algum parente, mas lembram da letra de uma canção", diz ela.
Em seu trabalho diário, Pérez-Robledo atua muitas vezes como DJ. Se o paciente está em um estágio inicial, ele mesmo sugere as canções que o marcaram. "Procuramos em sua história musical as canções de sua infância, da adolescência, para evocar memórias. Os pacientes as escutam, dançam ou cantam", diz a terapeuta. Quando o paciente já não pode dizer de que canções gostava, ela experimenta as músicas mais ouvidas quando era criança ou, como em muitos casos, é o cônjuge quem escolhe aquela canção que ouviam quando se conheceram.
Retirado do site : http://brasil.elpais.com/



American Music Therapy Association, Inc.

MUSIC THERAPYAND ALZHEIMER'S DISEASE DOENÇA DE ALZHEIMER MUSIC THERAPYAND

"...[W]e lose sight of how powerful melody and rhythm can be in the realm "... é de  perder de vista como poderosa melodia e ritmo pode ser no reinoof medicine, particularly with respect to Alzheimer's patients and their caregivers... da medicina, uma dádiva, particularmente com respeito a doentes de Alzheimer e seus cuidadores ... nursing homes and hospitals are finding that working with a music therapist can make asilos e hospitais estão descobrindo que trabalhar com um terapeuta musical pode fazer a big difference..." uma grande diferença ... " - C. Gorman. - C. Gorman. Time, November 14, 2005 Time, 14 /11/05


Vamos falar mais um pouco sobre técnicas da musicoterapia?

Music Therapy is the clinical and evidence-based use of music interventions to accomplish
 Music therapy interventions can be designed to promote Intervenções terapêuticas  com música podem ser projetados para promover wellness, manage stress, alleviate pain, enhance memory, improve communication, and provide unique bem-estar, controlar o estresse, aliviar a dor, melhorar a memória, melhorar a comunicação e proporcionar único opportunities for interaction. oportunidades de interação. Research in music therapy supports the effectiveness of interventions in
Pesquisa em terapia de música aponta   em many areas such as facilitating movement and overall physical rehabilitation, increasing motivation to muitas áreas, tais como facilitar a comunicação e a  ereabilitação física geral, aumentar a motivação para engage in treatment, providing emotional support for clients and their families, and creating an outlet participar de tratamento, serve como apoio emocional para os clientes e suas famílias, e possibilita um canal for expron opara a expressão dos sentimentos. Because music therapy is a powerful and non-threatening medium, unique
terapia com a música é um meio poderoso e não ameaçador, que alcança resultados significantes na qualidade de vida do idoso. 



Como a Musica e a sensibilização musical pode  fazer  para pessoas mais velhas?

Music therapy treatment is efficacious and valid with older persons who have functional deficits Tratamento musicoterapico é eficaz e válido para pessoas mais velhas que têm déficits :
funcionais in physical, psychological, cognitive or social functioning.  físicos
sofrimento e desorganização psicológica, cognitivo e ou social. Research results and clinical experiences

Os resultados das pesquisas e experiências clínicas attest to the viability of music therapy even in those who are resistive to other treatment approaches. atestam a viabilidade da musicoterapia ainda para aqueles que são resistentes a outras abordagens de tratamento. Assim comprova-se que a música chega onde outras abordagens costumam parar 

Music is a form of sensory stimulation, which provokes responses due to the familiarity, predictability, A música é uma forma de estimulação sensorial, o que provoca respostas devido à familiaridade, previsibilidade, and feelings of security associated with it. e sentimentos de segurança associada a ela.

What Do Music Therapists Do? O que o contesxto terapêutico inserido com música e acompanhado or um profissional habilitado pode fazer com um idoso ou um grupo de idoso  ?

After assessing the strengths and needs of each client, qualified music therapists develop a Depois de avaliar os pontos fortes e necessidades de cada cliente, psicólogos e músicos com técnicas de musicoterapia desenvolvem um treatment plan with goals and objectives and then provide the indicated treatment. plano de tratamento com metas e objetivos . Lembrando que cada pessoa é única , assim suas necessidades além de básicas , tmabém são únicas.
Music therapists Estruturamos structure the use of both instrumental and vocal music strategies to improve functioning or facilitate estratégias de músicais com ou sem uso de instrumental , com ou sem uso do apoio vocal.

Na sessão_ aula podemos  They may improvise or compose music with clients, accompanyimprovisar _ compor uma música com a participação do cliente-aluno, nesse momento podemos avaliar sua memória musical e construir um repertório que ele lembre e lhe trague boas emocões.

 Estratégias para idosos , em momentos mais delicados da vida , como com dificuldade na acuidade visual, auditiva, mutismo,  o programa será delicadamente elaborado juntamente com os responsávei por ele.
 Acompanhar and conduct group music experiences, provide instrument instruction, direct music and movement e conduzir experiências musicais em grupo, fornecer instrução sobre o instrumento, aplicar a prática da  música direta , propor expressão corporal, caso haja possibilidade física . Music therapists are usually members

What Can One Expect From A Music Therapist? O que se pode esperar de um musica -terapia

When individualized music experiences are designed by a professionally trained music therapist As experiências com a  música individualizada pode Music therapy provides opportunities for: oferer oportunidades para:

  • A música é eficaz em diminuir a freqüência de agitação e comportamentos agressivos para individuals diagnosed with Alzheimer's Disease and related dementias. indivíduos diagnosticados com a doença de Alzheimer e demências relacionadas.
  • Individuals in the late stages of dementia respond to and interact with music.Indivíduos nos estágios finais de demência responder e interagir com a música.
  • Memory recall which contributes to reminiscence and satisfaction with life Recuperação da memória que contribui para a reminiscência e satisfação com a vida
  • Positive changes in mood and emotional states Mudanças positivas no humor e estados emocionais
  • Sense of control over life through successful experiences Senso de controle sobre a vida através de experiências bem-sucedidas
  • Awareness of self and environment which accompanies increased attention to music Consciência de si e do ambiente que acompanha uma maior atenção à música
  • nxiety and stress reduction for older adult and caregiver Ansiedade e estresse redução para idoso e cuidador
  • onpharmacological management of pain and discomfort Gestão não-farmacológico da dor e desconforto
  • Stimulation which provokes interest even when no other approach is effective Estímulo que provoca interesse mesmo quando não há outra abordagem é eficaz
  • Structure which promotes rhythmic and continuous movement or vocal fluency as an Estrutura que promove rítmico e contínuo movimento ou vocal fluência como uma adjunct to physical rehabilitation adjunto para reabilitação física
  • Emotional intimacy when spouses and families share creative music experiences A intimidade emocional quando os esposos e as famílias compartilham experiências musicais criativas
  • Social interaction with caregivers and families A interação social com os cuidadores e as famílias

Who Is Qualified As A Music Therapist?
What Is AMTA?
How Can You Find A Music Therapist Or Get More Information?




Is There Research To Support Music Therapy For Persons with Alzheimer's Disease? Há Investigação para apoiar Musicoterapia para Pessoas com Doença de Alzheimer?

Through peer-reviewed journals inside the profession such as the Journal of Music Therapy, Através de revistas peer-reviewed dentro da profissão, como o Journal of Music Therapy,

Music Therapy, and Music Therapy Perspectives, and extensive articles in journals outside the Musicoterapia, música e Perspectivas da terapia, e artigos extensos em revistas fora do

profession, AMTA has promoted much research exploring the benefits of music therapy for persons profissão, AMTA tem promovido muitas pesquisas explorando os benefícios da musicoterapia para pessoas with Alzheimer's Disease. com Doença de Alzheimer.

Research Highlights Destaques da Pesquisa

Music therapy reduces depression among older adults. Música terapia reduz a depressão entre os idosos. Music experiences can be structured to enhance social/emotional skills, to assist in Experiências de música podem ser estruturados para melhorar as competências sociais / emocionais, para auxiliar na recall and language skills and to decrease problem behaviors. recordar e competências linguísticas e para diminuir problemas de comportamento. Music tasks can be used to assess cognitive ability in people with Alzheimer's Tarefas de música podem ser usados ​​para avaliar a capacidade cognitiva em pessoas com Alzheimer

Disease. Doença.
A música é eficaz em diminuir a freqüência de agitação e comportamentos agressivos para

individuals diagnosed with Alzheimer's Disease and related dementias. indivíduos diagnosticados com a doença de Alzheimer e demências relacionadas.
Individuals in the late stages of dementia respond to and interact with music.Indivíduos nos estágios finais de demência responder e interagir com a música

Music is effective in decreasing the frequency of agitated and aggressive behaviors for .

Selected References Referências Selecionadas

Brotons, M. & Kroger, SM (2000). Brotons, M. & Kroger, SM (2000). The impact of music therapy on language functioning in O impacto da terapia de música no funcionamento da linguagem em
dementia. Journal of Music Therapy , 37(3), 183-95. demência. Jornal of Music Therapy, 37 (3), 183-95.

Brotons M. & Marti, P. (2003). Brotons M. & Marti, P. (2003). Music therapy with Alzheimer's patients and their family A musicoterapia com pacientes de Alzheimer e sua família

caregivers: a pilot project. Journal of Music Therapy 40(2), 138-150. cuidadores: um projeto piloto Journal of Music Therapy 40 (2), 138-150..

Cevasco, AM & Grant, RE (2003). Cevasco, AM & Grant, RE (2003). Comparison of different methods for eliciting exercise- Comparação de diferentes métodos para eliciar-exercício

to-music for clients with Alzheimer's Disease. Journal of Music Therapy 40(1), 41-56. música-para clientes com Doença de Alzheimer. Jornal de Musicoterapia 40 (1), 41-56.

Clair, AA (1996). Clair, AA (1996). The effect of singing on alert responses in persons with late stage dementia. O efeito de cantar sobre as respostas de alerta em pessoas com demência fase tardia.

Journal of Music Therapy , 33(4), 234-247. Jornal de Musicoterapia, 33 (4), 234-247.

Clark, ME, Lipe, AW, & Bilbrey, M. (1998). Clark, ME, Lipe, AW & Bilbrey, M. (1998). Use of music to decrease aggressive behaviors O uso de música para diminuir comportamentos agressivos

in people with dementia. Journal of Gerontological Nursing , 24(7), 10-17. em pessoas com demência. Revista de Enfermagem Gerontológica, 24 (7), 10-17.

Gerdner, LA (2000). Gerdner, LA (2000). Effects of individualized versus classical “relaxation” music on the Efeitos da individualizado clássico contra o "relaxamento" de música na

frequency of agitation in elderly persons with Alzheimer's disease and related disorders. International freqüência de agitação em idosos com doença de Alzheimer e desordens relacionadas. Internacional

Psychogeriatrics , 12(1), 49-65. Psicogeriatria, 12 (1), 49-65.

Gorman, C. (2005, November 14). Gorman, C. (2005, 14 de novembro). Music and the mind. Time , 166(20). Música eo Tempo mente., 166 (20).

Gregory, D. (2002). Gregory, D. (2002). Music listening for maintaining attention of older adults with cognitive Ouvir música para manter a atenção dos adultos mais velhos com cognitiva

impairments. Journal of Music Therapy , 39(4), 244-264. deficiências. Jornal de Musicoterapia, 39 (4), 244-264.

Hanser, SB, & Thompson, LW (1994). Hanser, SB, & Thompson, LW (1994). Effects of a music therapy strategy on depressed Efeitos de uma estratégia de musicoterapia em depressão

older adults. Journal of Gerontology , 49(6), P265-9. adultos mais velhos. Journal of Gerontology, 49 (6), P265-9.

Johnson, G., Otto, D., & Clair, AA (2001). Johnson, G., Otto, D., & Clair, AA (2001). The effect of instrumental and vocal music on O efeito da música instrumental e vocal em

adherence to a physical rehabilitation exercise program with persons who are elderly. Journal of Music adesão a um programa de reabilitação física de exercícios com pessoas que são idosos. Jornal da Música

Therapy , 38(2), 82-96. Therapy, 38 (2), 82-96.

Kroger, SM, Chapin, K., & Brotons, M. (1999). Kroger, SM, Chapin, K., & Brotons, M. (1999). Is Music Therapy an Effective Intervention Musicoterapia é uma intervenção eficaz

for Dementia? para a demência? A Meta-Analytic Review of Literature. Journal of Music Therapy , 36(1), 2-15. Uma revisão meta-analítica de Literatura. Jornal of Music Therapy, 36 (1), 2-15.



A musicoterapia e o idoso. Possibilidades de prevenção e tratamento musicoterapêutico.

O trabalho preventivo em musicoterapia visa à melhora da qualidade de vida do idoso. Na sociedade atual, constituída por valores que muitas vezes priorizam a produção financeira, a rapidez de informação e a jovialidade em detrimento da sabedoria e da experiência de vida, o idoso não raramente sofre preconceitos, é estigmatizado e sente-se limitado e às vezes até inadequado ao meio.

Questões sociais e culturais como estas, na maioria das vezes nem percebida pela família e pelo próprio idoso, silenciosamente afetam, entre outros fatores, sua identidade, sua auto-estima, sua autoconfiança e sua autonomia, o que pode gerar dependência excessiva, depressão e outras complicações na saúde física e mental do idoso.

 O processo musicoterapêutico permite ao idoso, através da criatividade, da livre expressão e da comunicação através dos sons, da música e dos movimentos, resgatar e fortalecer características pessoais e sociais que lhe proporcionem um envelhecimento saudável e com melhor qualidade de vida.
Em contrapartida, o tratamento em musicoterapia busca melhorar e fortalecer a saúde do idoso acometido por alguma patologia.


Através da comunicação (que é principalmente não-verbal, ou seja, acontece pelos sons e pela música e não pela palavra falada) o musicoterapeuta auxilia o idoso a transformar, na medida do possível, sua atitude passiva, de “não-resposta”, resultante das patologias, em atitude de indivíduo atuante, que retoma alguns desejos e ações. Aqui podemos citar algumas patologias que podem afetar os idosos como Alzheimer, depressão, demências variadas, doença de Parkinson, deficiências físicas, visuais e auditivas e algumas seqüelas resultantes de lesões cerebrais, entre outros, que contribuem para o isolamento social e familiar, para a perda de controle, de autonomia e perda de desejo do idoso.

Em seu último livro, intitulado Alucinações Musicais, o neurologista Oliver Sacks dedica alguns capítulos à descrição da importância do tratamento musicoterapêutico para pacientes com Parkinson, com afasia e com Alzheimer. Neste trecho refere-se ao tratamento de pessoas com demência: “... a musicoterapia com esses pacientes é possível porque a percepção, a sensibilidade, a emoção e a memória para a música podem sobreviver até muito tempo depois de todas as outras formas de memória terem desaparecido” e ainda, sobre os objetivos da musicoterapia com estes pacientes: “...atingir as emoções, as faculdades cognitivas, os pensamentos e memórias, o self sobrevivente desse indivíduo, para estimulá-los e fazê-los aflorar. A intenção é enriquecer e ampliar a existência, dar liberdade, estabilidade, organização e foco” (Sacks, 2007:320).

Assim, podemos concluir que a musica tem enorme potencial clínico no resgate e na manutenção da qualidade de vida do idoso, no contexto preventivo e de reabilitação, visto que permite ao ser humano entrar em contato com suas emoções através de algo tão comum na sua vida e tão intensamente profundo, a música e todo o contexto não-verbal que a rodeia.

Ref. Método Benenzon

Nenhum comentário:

Postar um comentário